Números Filete

El Filete Porteño

Se você já visitou Buenos Aires, com certeza conhece o Filete, mesmo que não se lembre. É uma expressão artística muito característica da cidade, reproduzida em restaurantes, cafés, ônibus e até em muros grafitados.

Filete PorteñoA técnica teve origem no início do século XX na capital argentina, criada e desenvolvida por imigrantes italianos, que decoravam carroças de transporte de mercadorias. Posteriormente, com o fim das carroças e a chegada dos caminhões de carga, o filete foi migrando para os novos carros, ganhou sua primeira exposição em 1970 e chegou a “ilustrar” os ônibus municipais da cidade, até 1975, quando uma lei nacional proibiu a pintura nos coletivos (que lei mais sem graça hein!).

Filete PorteñoOs principais elementos do Filete são flores, fitas e bandeiras argentinas, cornucópias, leões e dragões, frases da sabedoria popular que tratam diversos temas, ora com humor, ora com o melhor daquela melancolia tanguera. Também aparecem grandes personagens da cultura argentina, como Evita Perón, a Virgem de Lujan e Carlos Gardel.

Filete PorteñoFilete PorteñoCom a proibição nos coletivos e uma ligeira perda de espaço, os fileteadores foram buscar novos suportes fora dos automóveis, e até hoje vem alcançando novos horizontes, como a publicidade, moda, o design gráfico, objetos de decoração, livros e até tatuagens.

Filete PorteñoAtualmente existem diversos fileteadores de sucesso, inclusive internacional, que seguem desenvolvendo essa belíssima manifestação artística. Vale a pena buscar pelo trabalho de Alfredo Genovese, Martiniano Arce, entre outros.

Filete PorteñoÉ um ótimo exemplo de conservação de uma cultura gráfica popular, que com o passar do tempo não perdeu sua essência temática e técnica, e hoje certamente compõe de forma fundamental a identidade de Buenos Aires. Prova disso é que em 2006 o filete porteño foi declarado patrimônio cultural da capital argentina.

responder para El Filete Porteño

deixe seu comentário

HTML básico é suportado. Seu endereço de e-mail não será publicado.