Novo logo MIT Media Lab

Nova identidade do MIT Media Lab

Foi bom enquanto durou. A identidade dinâmica e cambiável criada pelo estúdio TheGreenEyl e por E Roon Kang para o MIT Media Lab há 3 anos atrás, acaba de ser mudada. O audacioso e inovador projeto fez sucesso, foi bastante elogiado, e a muita gente pareceu bastante adequado, pois incorporava o pensamento de experimentação, colaboração e engenharia do laboratório a um sistema visual de alta qualidade. Veja o vídeo de apresentação do projeto:

Porém, essa identidade começou a apresentar alguns problemas, apesar de ter sido criada com a possibilidade de durar 40 anos sem nem repetir um logotipo para novos cartões de visita, por exemplo. O pessoal do MIT recebia ligações pedindo pelo logotipo, mas eles não tinham um definido e a situação acabou ficando confusa demais. Outro problema que surgiu foi que o Media Lab não é uma entidade única, tem diversos departamentos, e essa identidade, apesar de sua pluralidade gráfica não incluia essas subdivisões.

Então Michael Bierut, um dos sócios da Pentagram, foi convocado para repensar a identidade visual do Media Lab com a instrução de representar múltiplos grupos e departamentos, que colocasse o MIT como elemento mais alto da hierarquia e que o próprio Media Lab fosse um subsidiário, assim como todas as outras 23 subdivisões, cada uma com sua identidade única.

Curiosamente, Bierut manteve o grid 7×7 presente no logo anterior. Ele explica: “Ainda que nos tenha sido pedido para criarmos algo mais fixo, o tema de variabilidade ainda parecia significativo para mim. É reconhecido que o Media Lab não se prende a tempo ou propósitos, mas pode acomodar diferentes ideias e direções em termos do que passa por ele”. Uma das inspirações para a criação dessa nova identidade veio de dentro do próprio Instituto. O logotipo do The MIT Press criado em 1962 por Muriel Cooper e que ainda segue vigente, continha a simplicidade que Bierut buscava.

Nova identidade MIT Media LabProjeto muito bom, e que aparentemente resolve os problemas que o logotipo anterior não conseguiu resolver. O que você achou dessa nova identidade visual? Acha que vai durar mais que o outro? Deixe sua opinião aqui nos comentários. Até a próxima.

via Fast Company

responder para Nova identidade do MIT Media Lab

deixe seu comentário

HTML básico é suportado. Seu endereço de e-mail não será publicado.