Logo Porto.

Porto.

O Monoum também tem um blog. Aqui vocês vão poder conferir novidades, projetos bacanas e um pouco de história do mundo do design. Para o post de estreia, vou divulgar um projeto muito interessante de identidade visual da cidade do Porto.

O conceito de marca-cidade tem sido bastante difundido nos últimos anos. Diversos distristos e países vêm adotando essa identificação para seus órgãos oficiais de turismo ou até mesmo prefeituras e governos.

Logos NY España

I ♥ NY, por Milton Glaser e España, por Joan Miró

Em 1977 Milton Glaser criou o I ♥ NY, talvez um dos logotipos mais reproduzidos e “imitados” do mundo. Em 1983, a marca España foi criada por Joan Miró. Recentemente, Melbourne, Peru, Belfast e diversos outros também estabeleceram suas marcas.

Há mais ou menos 20 dias atrás foi a vez da cidade do Porto ganhar uma nova identidade visual. Criada pelo White Studio, o sistema se utiliza da estética dos conhecidos azulejos portugueses. A partir daí, desenvolveram diversos pictogramas em azul e branco, num grid que de fato se assemelha a uma parede. Confira o vídeo de apresentação:

O logotipo traz apenas o nome da cidade e um ponto final, em uma tipografia que conversa perfeitamente com os demais elementos da identidade. “Como é que é o Porto? Chegamos à conclusão que o Porto é o Porto, e é indiscutível. Porto, ponto. E as coisas cabem em si mesmo.”, explica Eduardo Aires, diretor de arte do White Studio.

Identidade visual Porto.Criação Porto.Outdoor Porto.Aplicação marca Porto. Câmara Municipal do Porto Belissimo projeto de design, que com certeza chega para enriquecer ainda mais o fértil, porém pouco explorado cenário de marcas-cidade e país.

um comentário sobre Porto.

  1. Diego

    Muy bueno Brazu, no tengo ni puta idea de diseño pero bueno, por eso me interesó la nota, segui metiendole que esta muy bueno el proyecto.

    Abrazo dsd Buenos Aires!

deixe seu comentário

HTML básico é suportado. Seu endereço de e-mail não será publicado.